Basquete Blues

poster filme basquete blues
título original: Hoop Dreams
gênero: Documentário
duração: 2h 50min
ano de lançamento: 1994
estúdio: KTCA Minneapolis
direção: Steve James
roteiro: Steve James, Frederick Marx
fotografia: Peter Gilbert


Em Basquete Blues, o diretor acompanhou por cinco anos a jornada de dois garotos negros periféricos que sonham em ser jogadores de basquete. Do Ensino Médio à Universidade, vemos as oportunidades e os desafios que surgem em seus destinos.

A jornada do herói, ou seu fracasso, na vida real é o que conduz as quase três horas desse documentário. Poderia ser um pouco mais curto? Talvez. Mas isso não tira seu mérito de estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Tanto William quanto Arthur recebem a mesma oportunidade de uma bolsa de ensino em uma escola preparatória para serem atletas. Porém, apenas um consegue seguir lá. A partir daí vemos como a trajetória rumo ao sonho pode ser complicada.

E não só para aquele que precisa retornar a escola pública e ao cenário complicado da periferia de Chicago, mas como ambos lidam com suas famílias e seus tutores, e os sonhos de todos eles que acabam se envolvendo com a perspectiva de uma vida melhor devido ao basquete.

No caminho, dificuldades com os estudos, pais se divorciando, paternidade na adolescência drogas, prisão, lesões e vários outros elementos se interpõe entre os garotos e o sonho de chegar a NBA.

Esses 5 anos de acompanhamento criam muitas camadas na história, que nos ajudam a criar laços com os protagonistas e suas famílias. O que era para ser "apenas" a história do sonho de dois meninos, acaba sendo o retrato de uma comunidade.

Tenho certeza que uma versão brasileira de Basquete Blues, retratando o cenário do futebol, nos traria um retrato muito parecido. Com a diferença que essas, mesmo que o futuro no esporte não dê certo, bolsas estudantis ajudam a mudar a vida de jovem pobres.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...