Aguirre, A Cólera Dos Deuses

poster filme aguirre a colera dos deuses
título original: Aguirre, der Zorn Gottes
gênero: Aventura, Biografia
duração: 1h 35min
ano de lançamento: 1972
estúdio: Werner Herzog Filmproduktion
direção: Werner Herzog
roteiro: Werner Herzog
fotografia: Thomas Mauch


Século XVI, Peru. Uma expedição liderada por Don Lope de Aguirre parte em busca de "El Dorado" e precisará enfrentar os perigos da selva.

Aguirre, A Cólera Dos Deuses já merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" só por ser uma produção com baixíssimo orçamento feita em meio a locações remotas no meio da Amazônia peruana.

As dificuldades que isso trouxe, junto ao controle de cena e de elenco que Werner Herzog constrói - principalmente levando em conta que Klaus Kinski parece ter tido situações delirantes durante as filmagens - enfatiza ainda mais o trabalho feito dentro do movimento do Novo Cinema Alemão.

Não por acaso, 10 anos depois o diretor fez outra produção na região, flertando com o Cinema Novo brasileiro: "Fitzcarraldo". Confesso que foi difícil assistir a Aguirre sem lembrar dos bastidores desse outro filme e do impacto que as filmagem podem ter tido a floresta.
 
Mas deixando isso de lado, é curioso acompanhar o ponto de vista alemão sobre as colonizações espanholas, a forma de ver e filmar a Amazônia (inclusive, a selva é muito bem valorizada nessas imagens), e o relato progressivo e crescente da loucura e ganância dominando seu protagonista.

Talvez Aguirre, A Cólera Dos Deuses tenha uma condução um pouco arrastada, o que pode ser cansativo, as ajuda a entender a tensão e atenção constante dos personagens que os levam à loucura.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...