A Adolescente

poster filme a adolescente
título original: The Young One
gênero: Drama
duração: 1h 36min
ano de lançamento: 1960
estúdio: Producciones Olmeca
direção: Luis Buñuel
roteiro: Luis Buñuel, Peter Matthiessen, Hugo Butler
fotografia: Gabriel Figueroa

Em uma ilha, e reserva de caça, vivem um homem e uma adolescente - neta de seu ajudante que faleceu. Quando um homem negro aparece por lá, fugindo de uma acusação injusta, a vida deles tomará novos rumos.

Para quem está acostumado a ver filmes surrealistas de Luis Buñuel, A Adolescente nos apresenta uma nova faceta sua.

Um dos poucos filmes do diretor feito em inglês, nos retrata um cenário da época nos EUA, mas que infelizmente ainda está muito vívido na sociedade.

O roteiro aborda pedofilia, abuso sexual, racismo e a conivência entre homens brancos enquanto seus interesses são atendidos. Ver a palavra de um homem negro sendo questionada diante da acusação de uma mulher branca é um relato ainda muito real. O pastor se calando diante do abuso de uma adolescente para que outro homem não seja morto, também.

Não há certo ou errado aqui, mas questionamentos e abordagens que nos incomodam e nos fazem pensar. Mesmo assim, não tem como não passar o filme todo com raiva e nojo do personagem de Zachary Scott.

A Adolescente é daqueles filmes provocativos e que em sua temática consegue ser atemporal, merece muito estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Tecnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...