Soldado De Laranja

poster filme soldado de laranja
título original: Soldaat van Oranje
gênero: Drama, Guerra
duração: 2h 35min
ano de lançamento: 1977
estúdio: Excelsior Films
direção: Paul Verhoeven
roteiro: Paul Verhoeven, Erik Hazelhoff Roelfzema, Kees Holierhoek, Gerard Soeteman
fotografia: Jost Vacano


Holanda, década de 1940. Com o início da segunda Guerra Mundial, um grupo de estudantes precisa decidir se irão se aliar aos nazistas, à resistência ou viverão na clandestinidade.

O que mais me chamou a atenção, de cara, em Soldado De Laranja foi ver a 2GM do ponto de vista de um país que não ouvimos falar muito nos livros de história.

Ainda que tenhamos o personagem de Rutger Hauer como protagonista e condutor da trama, deixando que o seu destino seja decidido conforme a vida anda, temos em seus amigos a representação de cada segmento da sociedade holandesa naquele cenário.

Não é que o filme passe pano, mas ele tenta deixar o roteiro em um campo neutro que te faça enxergar os motivos de escolha de cada um deles. O que apoiou os nazistas desde o princípio, o que apoiou a resistência, o que era resistência e virou um infiltrado nazista.

Sim, a história poderia ser um pouco mais curta, sua condução lenta para um filme de guerra pode deixar a experiência um pouco cansativa.
 
Por outro lado, Soldado De Laranja nos presenteia com uma trilha sonora de primeira, que com certeza ficará marcada em sua memória. Se você não gostar da trama, pelo menos por esse motivo já justifica estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".
 

CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...