O Perigoso Adeus

poster filme o perigoso adeus
título original: The Long Goodbye
gênero: Policial, Suspense
duração: 1h 52min
ano de lançamento: 1973
estúdio: Lion's Gate Films
direção: Robert Altman
roteiro: Leigh Brackett, Raymond Chandler
fotografia: Vilmos Zsigmond


Philip Marlowe é um detetive particular, certo dia ele dá uma carona a um amigo de Los Angeles a Tijuana. Quando retorna se vê envolvido em uma acusação de assassinato, seu amigo teria matado a esposa. Ele decide então investigar por conta e acaba descobrindo uma rede de problemas.

O Perigoso Adeus, ainda que se preste bastante atenção aos diálogos rápidos e constantes, pode parecer um pouco confuso. Como temos a morte da esposa e do amigo, a mulher que tenta recuperar o marido alcoólatra e o gângster em busca de seu dinheiro, tudo acontecendo ao mesmo tempo e com pequenos fios interligando as três linhas da história, fica difícil acompanhar totalmente os acontecimentos.

Independente disso, no final as coisas se esclarecem e a dúvida é desconstruída - o que pode ser um pouco frustrante, mas a conclusão do filme faz valer a pena por descarregar toda a energia construída no filme de uma vez.

Mas considero o ponto alto de O Perigoso Adeus, e a justificativa para estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", a atuação de Elliott Gould. Seu protagonista é hipnotizante, vende carisma e carrega o filme nas costas. A forma como ele conduz seu personagem determina também a condução do filme.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...