O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher E O Amante

poster filme o cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante
título original: The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover
gênero: Drama
duração: 2h 04min
ano de lançamento: 1989
estúdio: Allarts
direção: Peter Greenaway
roteiro: Peter Greenaway
fotografia: Sacha Vierny
direção de arte: Ben van Os, Jan Roelfs


Albert é um gângster que janta todas as noites em um mesmo restaurante com seus capangas e sua esposa, Georgina. Cansada dos modos do marido, ela começa a flertar com outro cliente, Michael, e o chef Richard ajuda a acobertar o caso. Mas a situação sairá de controle.

O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher E O Amante parece ser um registro do diretor Peter Greenaway sobre sua insatisfação com o governo de Thatcher. Conhecendo pouco do cenário político desta época, confesso que para mim a metáfora não ficou clara.
 
Mas tendo esse ponto, mais toda a estética teatral, quase de uma ópera, sinto que é justificada sua presença entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Inclusive, achei curioso o fato das roupas dos protagonistas acompanharem as cores dos ambientes, gostaria entender melhor o motivo, mas não encontrei mais informações sobre.

O roteiro em si é bem simples e, se formos ver, leva mais tempo para se desenvolver do que o necessário. No todo, ritmo, estética, trilha sonora, acabam exigindo muito dos nossos sentidos, o que pode tornar a experiência um pouco cansativa.

Quando me perguntam porque insisto em ver filmes que não estou gostando até o final, sempre justifico que: as vezes os últimos 10 minutos do filme fazem valer todo o tempo gasto. E foi esse o caso em O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher E O Amante - seu final é a explosão de todos os sentidos desenvolvidos durante o filme.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...