A Bela Intrigante

poster filme a bela intrigante
título original: La Belle Noiseuse
gênero: Drama
duração: 3h 58min
ano de lançamento: 1991
estúdio: Pierre Grise Productions
direção: Jacques Rivette
roteiro: Jacques Rivette, Pascal Bonitzer, Christine Laurent, Honoré de Balzac
fotografia: William Lubtchansky
direção de arte: Emmanuel de Chauvigny


Edouard é um pintor recluso, após receber a visita do artista Nicolas e sua namorada Marianne, ele decide voltar a pintar uma obra inacabada, A Bela Intrigante, e usar a moça de modelo. Esse processo criativo mudará a vida de todos os envolvidos.

A Bela Intrigante está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" devido a sua análise única do mundo das artes e de como os artistas transformam e traduzem suas emoções para suas obras.

O que eu vi? Quase quatro horas de cenas longas, lentas e silenciosas mostrando o desenho ou pintura sendo feitos. Passe meia hora vendo apenas uma pena arranhando um papel e me diga se é algo gostoso de assistir. Tenho certeza que se tivesse colocado o filme em uma velocidade mais rápida não perderia nada.
 
Nem vou entrar no mérito de, no final dessas quatro horas, ainda ficarmos sem ver como ficou a tão esperada obra prima. Sim, tem um significado de como aquela conclusão de um projeto e de uma ideia podem só fazer sentido e interessarem ao próprio criado. Ainda assim, é frustrante após tanto tempo vendo nada acontecer.

Sim, A Bela Intrigante ganhou Grand Prix em Cannes. Em seus diálogos pode trazer pontos sobre as frustrações, sonhos, a relação entre mestre e musa. Nada disso faz ser um filme interessante de assistir.
 
Um ponto positivo? A fotografia sim é uma obra de arte nesta produção.


CLASSIFICAÇÃO: RUIM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...