Irreversível

poster filme irreversível
título original: Irréversible
gênero: Drama, Suspense
duração: 1h 37min
ano de lançamento: 2002
estúdio: 120 Films
direção: Gaspar Noé
roteiro: Gaspar Noé
fotografia: Benoît Debie, Gaspar Noé
direção de arte: Alain Juteau


Pierre e Marcus andam pelo submundo de Paris em busca do homem que estuprou e espancou Alex, a namorada de Marcus, em busca de vingança.

Irreversível é um dos filmes mais perturbadores que já assisti na minha vida. Dito isso, entendo o porquê está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" mas também justificarei o motivo de não ter gostado - provavelmente através dos mesmos pontos.
 
O roteiro explora o lado mais podre e baixo da humanidade, de forma crua e explícita. Talvez muitos outros filmes já tenham feito isso, mas enquanto mulher ter que ver quase 10 minutos de uma câmera parada em uma cena de estupro passa do aceitável em nome da arte; foi uma das poucas vezes na vida que eu não tive estômago e pulei parte de um filme. Talvez homens relevem mais isso, o que pode abrir uma ampla discussão.

Todas as escolhas de som, trilha sonora, fotografia, montagem e direção são feitas para tornar todo aquele cenário ainda mais bruto e incômodo.
 
Logo no começo há uma sequência em uma boate onde a câmera gira sem parar com um barulho desconfortável de fundo - se aquilo durasse um pouco mais acredito que meu estômago não iria dar conta. Inclusive, essa câmera na mão girando para fazer as transições entre cenas é uma estratégia interessante, mas fica cansativa nos primeiros 20 minutos de filme.

Outro ponto importante é sua ordem cronológica, começando no fim e indo para o início. Entendo a ideia, mas acho que não tem tanto sentido na trama de Irreversível, como teve em "Amnésia" por exemplo.

Com certeza esse é um dos filmes mais perturbadores, desconfortáveis e incômodos que já assisti. Por isso marcou época e, por mais que eu entenda isso, não consigo aplaudir.


CLASSIFICAÇÃO: RUIM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...