Entre A Inocência E O Crime

poster filme entre a inocência e o crime
título original: Xích lô
gênero: Drama, Policial
duração: 2h 03min
ano de lançamento: 1995
estúdio: Canal+
direção: Anh Hung Tran
roteiro: Anh Hung Tran
fotografia: Benoît Delhomme
direção de arte: Benoît Barouh


Um jovem condutor de riquixá em sua bicicleta roubada e contrai uma dívida com a dona de quem a alugava. Ela o envia a um gângster, para quem irá trabalhar para pagar a dívida. O que o garoto dão imagina é que o mesmo gângster persuadiu sua irmã a trabalhar como prostituta para ele.

Entre A Inocência E O Crime poderia se apenas mais um filme sobre pobreza e violência em regiões subdesenvolvidas. Mas o diretor decidiu usar esse pano de fundo para testar formas de contar uma história.

Em uma cidade caótica, o que mais vemos é o silêncio como meio para contar a história. É impressionante como o personagem de Tony Chiu-wai Leung praticamente não abre a boca durante todo o filme, mas sua história e sentimentos são contados sem nenhum problema.

A estética e a fotografia do filme são, ao meu ver, o ponto alto do filme. Me lembrou bastante o estilo do diretor Kar-Wai Wong.

Apesar desses pontos positivos, me parece que Entre A Inocência E O Crime se perde um pouco nas cenas mais "experimentais", como por exemplo o momento que o narrador recita o pema enquanto vemos um porco ser morto em um abatedouro. E há algumas sequências nesse estilo.
 
Ainda assim, acho que ele merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...