Mal Do Século

poster filme mal do século
título original: Safe
gênero: Drama
duração: 1h 59min
ano de lançamento: 1995
estúdio: American Playhouse Theatrical Films
direção: Todd Haynes
roteiro: Todd Haynes
fotografia: Alex Nepomniaschy
direção de arte: David J. Bomba, Clare Scarpulla


Carol vive uma vida tranquila como dona de casa no subúrbio de Los Angeles, mas de repente começa a ficar doente. O médico não encontra um motivo aparente e sugere que possa ser algo psicológico. Quando seu marido começa a concordar, ela passa a buscar explicações para acabar com sua descrença.

Mal Do Século é da década de 1990, mas fala tanto sobre os dias atuais que impressiona. A leitura de seu roteiro pode ser feita das mais variadas formas, o que enriquece a produção.

Apesar da tradução do título não ser literal, o que é o Mal Do Século? Pode ser a industrialização sem freios, o uso sem controles de produtos químicos, a destruição do meio ambiente ou os distúrbios psicológicos que atingem cada vez mais pessoas. Ou tudo isso ao mesmo tempo.

O tanto que esses temas conversam com o mundo atual pós pandêmico faz com que pareça até uma premonição.
 
O mistério sobre o que está afetando Carol é o que segura o filme durante toda sua duração e chegar ao final sem uma resposta pode ser um pouco frustrante, principalmente levando em conta o ritmo lento do filme, mas é exatamente a pergunta em aberto que deixa o enredo complexo.

A fotografia e direção de arte também fizeram um belo trabalho ao construir todo o filme em tons neutros e pastéis, o que deixa tudo com um clima de ambientes esterilizados.
 
Para completar, Julianne Moore entrega uma atuação de primeira. Sua personagem, uma esposa de classe média alta, tenta o tempo todo se manter no controle e aparentar serenidade e tranquilidade, ainda que esteja à beira de um surto.

Mal Do Século deveria ser mais famoso do que é.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...