Depois Do Vendaval

poster filme depois do vendaval
título original: The Quiet Man
gênero: Romance
duração: 2h 09min
ano de lançamento: 1952
estúdio: Argosy Pictures
direção: John Ford
roteiro: John Ford,Frank S. Nugent,Maurice Walsh
fotografia: Winton C. Hoch


Sean se muda para Irlanda fugindo de um trauma que viveu nos EUA. Lá ele conhece Mary Kate, uma mulher de gênio difícil, por quem se apaixona à primeira vista. Porém seu irmão, o encrenqueiro da cidade, não aprova o relacionamento.

Depois Do Vendaval retrata o choque cultural de um estadunidense em terras irlandesas. John Ford, perito em dirigir filmes que retratem a cultura dos EUA, transfere muito bem seu conhecimento para fazer essa demonstração da cultura de seus antepassados.

A condução do filme é leve e divertida, ainda que a duração do filme seja um pouco longa demais. O clímax do filme - a sequência final de luta - é divertida e funciona muito bem dando o desfecho ideal para o filme.

Porém, o roteiro envelheceu muito mal. O que com certeza na época eram as partes de humor da história, hoje são apenas um desfile de sexismo. Ainda que tentando ver o filme com os olhos da época, tem muita coisa ali que fica difícil deixar passar.

Depois Do Vendaval deve estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" por ter levado melhor direção e fotografia no Oscar. Prêmio merecido a John Ford e as paisagens de cair o queixo que aparecem durante todo o filme.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...