Delicatessen

poster filme delicatessen
título original: Delicatessen
gênero: Comédia
duração: 1h 39min
ano de lançamento: 1991
estúdio: Constellation
direção: Marc Caro, Jean-Pierre Jeunet
roteiro: Marc Caro, Jean-Pierre Jeunet, Gilles Adrien
fotografia: Darius Khondji
direção de arte: Marc Caro


Em um mundo pós apocalíptico, um homem se muda para um prédio, em cima de um açougue, onde ter a promessa de ter emprego, casa e alimentação. Ele se apaixona pela filha do dono do local, e açougueiro, sem imaginar que existem outros planos para ele.

Só na abertura Delicatessen já entrega tudo que promete. Com certeza é uma introdução de filme difícil de ser esquecida. Por isso eu já concordaria com sua presença entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Mas para além disso, ainda há um roteiro extremamente excêntrico que funde ficção científica, comédia e romance de uma forma bizarra, mas fluida. Para quem gosta de um humor de gosto duvidoso esse roteiro é um prato cheio, fazendo piadas com um cenário onde o canibalismo foi normalizado, rebeldes veganos, uma suicida medrosa e muito mais.

E, para quem já viu alguma coisa de Jean-Pierre Jeunet, logo identifica que esse é mais um de seus filmes pela estética marcantes, que abusa da saturação e contraste, além dos ângulos exagerados.

Todo o elenco abraça com vontade a excentricidade de seus personagens, o que faz ficar mais fácil comprar os absurdos.

Delicatessen era um filme que eu tinha um pé atrás em assistir pelos comentários que ouvia, mas me pegou positivamente de surpresa.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...