Assim Estava Escrito

poster filme assim estava escrito
título original: The Bad and the Beautiful
gênero: Drama, Romance
duração: 1h 58min
ano de lançamento: 1952
estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
direção: Vincente Minnelli
roteiro: Charles Schnee, George Bradshaw
fotografia: Robert Surtees
direção de arte: Marc Caro


Shields é um produtor de cinema que inicia sua carreira nos filmes B e cresce até grandes produções passando por cima de todos a sua volta, até mesmo de três amigos que, ao tentar se aproximar novamente deles, nos contam suas experiências.

Assim Estava Escrito cai em um lugar comum da época: o filme sobre os filmes. Mas consegue fazer isso de um jeito único, mostrando os bastidores traiçoeiros e nada confiáveis.

Isso ficou ainda mais interessante quando vi no "1001 filmes para ver antes de morrer" que há ali muitas referências a produtores e diretores famosos da época, como Hitchcock e Welles, por exemplo.

O que mais me ganhou no roteiro foi como ele constrói os personagens. Ninguém é perfeito ou uma mente do crime. O protagonista é apresentado com suas falhas de caráter, mas feito de uma forma que nos faça - dentro do possível - simpatizar com ele.

Inclusive, se isso acontece se deve também a atuação de Kirk Douglas entrega. Arrisco dizer que uma das melhores que já vi de sua carreira, ele é sedutor mas mesquinho, criativo mas sem pudor, tudo isso transitando entre os humores e perfis de forma muito fluida.

Talvez o único ponto um pouco negativo seja o ritmo de condução das três histórias. Ainda que com menos de 2h, quando a segunda trama termina parece que ainda falta muito para o final.

Ainda assim, Assim Estava Escrito foi uma ótima surpresa e envelheceu muito bem, tendo seu tema ainda atual nos dias de hoje.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...