Rainha Cristina

poster filme rainha cristina
título original: Queen Christina
gênero: Drama, Biografia
duração: 1h 39 min
ano de lançamento: 1933
estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
direção: Rouben Mamoulian
roteiro: H.M. Harwood, Salka Viertel, Margaret P. Levino, S.N. Behrman, Harvey Gates, Ben Hecht, Rouben Mamoulian, Ernest Vajda, Claudine West
fotografia: William H. Daniels
direção de arte: Edgar G. Ulmer


Suécia, século XVII. Cristina é coroada rainha ao 6 anos de idade. Já adulta precisa lidar com as exigências do cargo em liderar uma guerra e também se casar e gerar um herdeiro. Porém, seus planos são outros.

Rainha Cristina nos apresenta uma figura histórica a frente de seu tempo - tanto para o tempo histórico quanto para o tempo do filme.

Uma mulher, culta, forte, decidida e livre em vários sentidos. tudo isso fica ainda mais saboroso de assistir com a atuação única de Greta Garbo, que transita muito bem entre as características masculina e femininas.

Não sei dizer se o romance apresentado tem alguma base real, mas entendo sua necessidade na época para justificar as decisões finais da protagonista.
 
Ainda assim, com certeza essa é uma boa produção para conhecer essa figura histórica e como ela deu preferência a sua liberdade do que a vida de monarca.

Rainha Cristina é uma produção comercial, com 90 anos de existência, mas que ainda entrega entretenimento de qualidade. Com certeza merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...