O Demônio Da Argélia

poster filme o demônio da argélia
título original: Pépé le Moko
gênero: Policial, Romance
duração: 1h 34min
ano de lançamento: 1937
estúdio: Paris Film
direção: Julien Duvivier
roteiro: Henri La Barthe, Julien Duvivier, Jacques Constant, Henri Jeanson
fotografia: Marc Fossard, Jules Kruger
direção de arte; Jacques Krauss


Pépé le Moko, um gângster francês, se refugia no bairro se Casbah, onde não consegue ser pego pela polícia da França nem da Argélia. O inspetor Slimane usará a bela Gaby para tentar capturá-lo.

O Demônio Da Argélia nos apresenta um protagonista durão e malandro, mas que tem no romantismo sua fraqueza. Esse ponto do roteiro soa um tanto forçado para mim, tendo em vista que Pepe vem enganando o sistema o filme todo e se deixa levar por uma paixão que lhe é apresentada pelo inimigo.

Tirando isso, o conflito entre se manter preso em uma região para não ser preso efetivamente é o mais interessante do roteiro. Essa situação é muito bem apoiada pelas escolhas da direção e fotografia, que o colocam frequentemente em situações onde está cercado por ambientes fechados, grades e barras.

Apesar de curto, O Demônio Da Argélia tem um ritmo um pouco cansativo e arrastado - confesso que em vários momentos lutei contra o sono que me tomava. Sinceramente, não sei se é um filme que merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer" ainda que tenha alçado Jean Gabin ao estrelato.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...