O Galante Mr. Deeds

poster filme o galante mr. deeds
título original: Mr. Deeds Goes to Town
gênero: Comédia, Romance
duração: 1h 55 min
ano de lançamento: 1936
estúdio: Columbia Pictures
direção: Frank Capra
roteiro: Robert Riskin, Clarence Budington Kelland
fotografia: Joseph Walker


O simplório Longfellow Deeds herda uma enorme herança de um tio. Para recebê-la ele precisa sair de sua pequena e pacata cidade e se mudar para a cidade grande. Lá ele precisará aprender a lidar com golpistas e interesseiros, entre eles Babe, uma jornalista que conquista sua amizade apenas para escrever sua história.

O Galante Mr. Deeds tem quase 90 anos e ainda passa uma mensagem válida para os dias atuais, além disso seu enredo é bem dinâmico o tornando atemporal. Se isso não é motivo para ele estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

O roteiro basicamente trabalha o conceito de antimaterialismo de dentro da sociedade mais materialista do planeta e como essa postura gananciosa corrompe o ser humano.

Mas a forma leve e com um pé no humor escrachado deixa o tema menos clichê, ainda que temas tocantes assim sejam marca do diretor Frank Capra.

Há um remake com o Adam Sandler que, como sempre, interpreta um idiota. Não assisti e não sei dizer se passa a mesma mensagem. Mas tenho certeza que a versão de Deeds feita por Gary Cooper é muito melhor, o desenvolvendo mais como apenas um homem simples e inocente.

O Galante Mr. Deeds pode ser a receita pronta de Sessão Da Tarde, mas funciona perfeitamente mesmo tanto tempo depois.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...