Nó Na Garganta

poster filme nó na garganta
título original: The Butcher Boy
gênero: Drama, Comédia
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 1997
estúdio: Geffen Pictures
direção: Neil Jordan
roteiro: Pat McCabe, Neil Jordan
fotografia: Adrian Biddle
direção de arte: Anthony Pratt


Década de 1950, em uma pequena vila irlandesa, vive o garoto Francis. Em meio a uma vida familiar conturbada, sua amizade com Joe e a perseguição de uma vizinha, ele busca alento em suas fantasias.

Nó Na Garganta, ainda que trate da vida sofrida de uma criança, é conduzido de uma forma que não apela para o sentimentalismo. Muito pelo contrário, a condução do roteiro nos faz ficar da forma como o título foi traduzido no Brasil, com um nó na garganta.

Ainda que a história intercale entre a imaginação e visões de Francis e os acontecimentos reais de sua vida, os acontecimentos ganham a cada momento uma intensidade maior que apenas poderia descambar no final que nos é entregue.

Não concordo com a classificação de comédia, se os irlandeses vêem dessa forma claramente temos entendimentos diferentes de comédia. Ainda que trate de forma descontraída temas pesados, acho que considerar como comédia e um pouco forte.

Destaco a atuação de Eamonn Owens como protagonista, que consegue conquistar a simpatia dos espectadores ainda que seu personagem sejam tão errático. Com certeza que o filme não seria o mesmo sem uma atuação deste nível.

Nó Na Garganta está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", talvez seja um pouco chocante e polêmico para muitos, mas vale ser visto.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...