Lucía

poster filme lucía
título original: Lucía
gênero: Drama
duração: 2h 40 min
ano de lançamento: 1968
estúdio: Instituto Cubano del Arte e Industrias Cinematográficos (ICAIC)
direção: Humberto Solás
roteiro: Humberto Solás, Julio García Espinosa, Nelson Rodríguez
fotografia: Jorge Herrero


A história de três mulheres, chamadas Lucía, em momentos diferentes da história de Cuba. A primeira, de uma família ria, durante a independência do país; a segunda, de classe média, durante a ditadura de Machado; a terceira, de classe baixa, após a revolução cubana.

Acredito que Lucía é o primeiro filme cubano que assisto: obrigada "1001 filmes para ver antes de morrer" por abrir mais essa porta para mim.

É muito interessante conhecer parte da história do país através de histórias pessoais de mulheres em cada período - isso ajuda a contextualizar o ambiente social de cada uma. E que delícia é ver que, na década de 1960, em uma área rural e pobre, as mulheres já tinham consciência de seu protagonismo e da necessidade do feminismo.

O filme aborda muitos estilos de fazer cinema e transita facilmente entre eles. No primeiro conto, principalmente, a condução da câmera me lembrou muito o Cinema Novo brasileiro. Como a época meio que condiz, fico pensando se pode ter tido alguma influência.

Por outro lado, algo que me incomodou bastante foi o trabalho de som. Ainda que faça sentido com os contextos, o uso demasiado de sons distorcidos e possíveis "músicas experimentais" em um tom muito alto, que são bem incômodas e deixam a experiência um pouco difícil.

Lucía foi um mundo novo, ainda que encontrando pontos comuns com outros estilos de cinemas, o roteiro traz assuntos pertinentes, mas a experiência no todo não é fácil.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...