O Mundo de Andy / Jim & Andy: The Great Beyond

poster filme o mundo de andy
título original: Man on the Moon
gênero: Comédia, Biografia
duração: 1h 58 min
ano de lançamento: 1999
estúdio: Universal Pictures
direção: Milos Forman
roteiro: Scott Alexander, Larry Karaszewski
fotografia: Anastas N. Michos
direção de arte: Patrizia von Brandenstein







poster filme jim & andy the great beyond
título original:
Jim & Andy: The Great Beyond - Featuring a Very Special, Contractually Obligated Mention of Tony Clifton
gênero: Documentário
duração: 1h 34 min
ano de lançamento: 2017
estúdio: Vice Studios
direção: Chris Smith
fotografia: Brantley Gutierrez


Já vinha me programando para assistir O Mundo de Andy e Jim & Andy: The Great Beyond em seguida pois acreditava que faria mais sentido tendo o filme ainda fresco na memória. Mas aí, quando terminei, percebi que também era mais lógico escrever sobre os dois juntos.

Em O Mundo de Andy temos um filme biográfico sobre o humorista Andy Kaufman e como seu método de trabalho deixava a todos, plateia e amigos próximos, em dúvida sobre o que era verdade ou mentira e quais seriam suas próximas ações.

É interessante pensar, por um lado, como seu método era disruptivo e ia na contramão do esperado. Era essa falta de perspectiva do que poderia ocorrer que surpreendia o público e captava o interesse de muitos por suas performances.

Por outro lado, a forma como ele sempre ia para caminhos polêmicos e apelativos me incomoda muito. Na época não havia essa discussão, mas com certeza se fosse um humorista dos dias atuais seria defendido pela turma que acredita que humor não pode ter limite.

E a partir daqui já inicio a mistura com Jim & Andy: The Great Beyond, pois eu não conhecia Andy Kaufman nem seu trabalho, mas foi através do documentário que passei a entender melhor quem ele era e como o trabalho desenvolvido por Jim Carrey em O Mundo De Andy foi excepcional - ele realmente ficou muito parecido com o protagonista em todos os sentidos: tom de voz, expressão corporal e forma de agir.

Me parece que Carrey optou pelo método Stanislavski, onde o ator não sai do personagem mesmo fora das gravações. E é esse processo que, principalmente acompanhamos durante o documentário - mas a sensação que fiquei era de que todo o resto da produção e elenco estavam bem incomodados com a situação e o documentário acaba por ser uma grande egotrip de Carrey sobre esse seu trabalho e como ele "incorporou" Kaufman.

Particularmente, foi interessante conhecer o humorista e como o processo de construção do personagem fez com que esse fosse um dos trabalhos mais reconhecidos de Carrey. Mas assistir tanto O Mundo de Andy quanto Jim & Andy: The Great Beyond foram experiências um pouco desconfortáveis.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb e IMDb









Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...