Klute: O Passado Condena

poster filme klute o passado condena
título original: Klute
gênero: Suspense
duração: 1h 54 min
ano de lançamento: 1971
estúdio: Warner Bros.
direção: Alan J. Pakula
roteiro: Andy Lewis, David E. Lewis
fotografia: Gordon Willis


Klute é contratado para investigar o desaparecimento de um empresário. A única pista são cartas enviadas a uma prostituta de Nova York. Ele parte atrás então de Bree e, por estar sendo ameaçada, aceita ajudá-lo.
 
Klute: O Passado Condena deve estar no "1001 filmes para ver antes de morrer" só por ser o primeiro Oscar da carreira de Jane Fonda.

Ainda que, de certa forma, o filme aborde a vigilância após Watergate, o roteiro deixa um pouco a desejar em seu desenvolvimento.

Talvez para poder ter uma classificação mais abrangente, o segredo pornográfico não é exatamente revelado e isso deixa o motivo dos assassinatos mal explicado. Outro ponto é o vício em drogas da protagonista, abordado em vários momentos como alcoolismo, e que é revelado inesperadamente.

A relação do empresário desaparecido com o caso também não é muito bem desenvolvido nem o motivo que leva o assassino a matar. Seria a gravação que ouvimos tantas vezes? O que ela tem de tão revelador não é mostrado no filme, com certeza.

Além disso, ainda temos o fato do assassino ser revelado precocemente, o que estraga o suspense. Inclusive, logo em sua primeira aparição achei que era apenas um jogo mental para confundir, que o verdadeiro seria revelado ais a frente.

Por fim, Donald Sutherland não me pareceu estar em seu melhor momento, Klute parece apático diante de todas as situações, inclusive perante a paixão que nasce entre os protagonistas.

Klute: O Passado Condena começa bem, o suspense prende, mas aos poucos vai perdendo o ritmo e deixando várias pontas soltas.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...