As Coisas Simples da Vida

poster filme as coisas simples da vida
título original: Yi yi
gênero: Drama
duração: 2h 53 min
ano de lançamento: 2000
estúdio: Atom Films
direção: Edward Yang
roteiro: Edward Yang
fotografia: Wei-Han Yang
direção de arte: Peng


NJ vive com esposa, filhos e sogra. Ao mesmo tempo que a matriarca sofre um derrame e fica em coma, ele precisa encontrar novos rumos para a empresa em que é sócio, que está a beira da falência.
 
Logo no princípio de As Coisas Simples da Vida dá para perceber que não será uma história necessariamente de início, meio e fim, mas mais um enredo em que ficaremos apenas acompanhando a rotina daquela família e agregados. Levando em conta que são quase 3 horas de filme, isso de cara dá uma certa agonia.

Mas é um dos retratos mais íntimos de uma família que já assisti. Que consegue ser dramático de uma forma realista e pura, sem ceder ao melodrama. Essa delicadeza no trato das questões de cada um dos personagens, por mim, já garantiria seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Só que existe um ponto que valoriza ainda mais: o personagem mirim Yang-Yang. O pequeno pouco fala, mas suas frases são as mais marcantes do enredo. Em dado momento ele questiona o pai sobre não conseguir ver o que ele vê, e vice-versa, e como ver só um lado de uma coisa torna aquilo meia verdade. Isso me deixou pensativa pelo resto do filme.

Além disso, há uma mensagem não dita que me deixou intrigada, principalmente se tratando de um filme chinês: há elementos culturais estadunidenses em várias cenas, fotos de atores e desenhos nas paredes da casa, ida a restaurante de franquias, etc.
 
As Coisas Simples da Vida estaria questionando a invasão norte-americana no país e uma possível destruição da cultural local? Não consigo afirmar, mas para mim ficou a reflexão.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb


Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...