Seu Último Refúgio

poster filme seu último refúgio
título original: High Sierra
gênero: Policial, Drama
duração: 1h 40 min
ano de lançamento: 1941
estúdio: Warner Bros.
direção: Raoul Walsh
roteiro: John Huston, W.R. Burnett
fotografia: Tony Gaudio


Earle consegue sair da prisão graças a ajuda de um amigo que deseja que ele participe de um assalto a um hotel. Porem, seu bando parece despreparado e pode levar tudo a perder.

Seu Último Refúgio já deixa claro, na tradução do título, o final do filme. Mas independente disso, o mais interessante aqui é observar as personalidades dos personagens e não o enredo em si.

Começamos pelo protagonista, um anti-herói, que se mostra acima dos marginais com quem anda, mas também confronta a hipocrisia do cidadão de bem.

Enquanto isso, vemos a mocinha angelical mostrar sua verdadeira face após superar seus problemas físicos, demonstrando ser uma pessoa fútil e interesseira.

A sequência final de perseguição de carros no desfiladeiro é muito bem executada para a época e todos as cenas que mostram o monte Whitney - personagem principal do filme - mostram sua imponência e a respeitabilidade que exige.

Me incomoda que neste filme o único personagem negro do filme segue sendo colocado no lugar de um homem bobo e infantilizado, o que era costume na época, mas infelizmente temos que os deparar com esse tipo de cena ao ver filmes antigos e com elementos datados.

Seu Último Refúgio serve bem para passar o tempo, tem uma certa profundidade que o leva além dos filmes de gângsters, o que faria jus a estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer", mas tenho a sensação de que se trata de um filme que como tempo esquecerei que assisti.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...