O Anjo Azul

poster filme o anjo azul
título original: Der blaue Engel
gênero: Drama
duração: 1h 44 min
ano de lançamento: 1930
estúdio: Universum Film
direção: Josef von Sternberg
roteiro: Heinrich Mann, Carl Zuckmayer, Karl Vollmöller, Robert Liebmann,Carl Winston
fotografia: Günther Rittau, Hans Schneeberger


Immanuel, um professor de ensino médio, descobre figurinhas de mulheres nuas com seus alunos, que eles conseguiram na casa de shows Anjo Azul. Ele vai ao lugar tirar satisfação e acaba conhecendo a cantora de cabaré Lola Lola.

O roteiro de O Anjo Azul nos conduz pelo caminho de degradação da vida do protagonista. De forma extremamente lenta, vemos um homem muito culto e elegante passando a viver em um meio mundano e decadente.

A lentidão da história é algo um pouco característico da época e que é quase impossível de acompanhar nos dias atuais, onde nossas mentes foram moldadas a ver apenas cenas dinâmicas - o que é triste pois dificulta o aproveitamento total do filme.

Ainda assim, a condução do personagem por Emil Jannings é impecável e através de suas ações e expressões, mais do que palavras, enxergamos de forma concreta a sua derrocada. Também, ainda que não sendo seu primeiro papel, Marlene Dietrich entrega a femme fatale clássica, o que a levou ao estrelato.

Vale ressaltar ainda que o diretor Josef von Sternberg ainda estava em sua fase expressionista e isso fica claro tanto nas ambientações quanto no estilo sombrio de condução da história.

Infelizmente O Anjo Azul é um tanto datado e a experiência de assisti-lo pode ser cansativa, mas mesmo assim dá para entender o porquê está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...