Consciências Mortas

poster filme consciências mortas
título original: The Ox-Bow Incident
gênero: Faroeste, Drama
duração: 1h 15 min
ano de lançamento: 1943
estúdio: Twentieth Century Fox
direção: William A. Wellman
roteiro: Lamar Trotti, Walter Van Tilburg Clark
fotografia: Arthur C. Miller


Em uma pequena cidade se espalha o bato que um rancheiro teria sido morto por ladrões de gado. Sem aguardarem o retorno do xerife, um grupo local decide ir atrás dos bandidos e fazer justiça com as próprias mãos.
 
O faroeste sempre foi um gênero sem muito prestígio, por se tratar apenas de "bang bang". Porém, Consciências Mortas conseguiu mostrar que o gênero pode produzi conteúdos muito mais profundos.

Ainda que curto, o filme trabalha de forma majestosa a importância da lei para a manutenção da civilização e os perigos de nos deixarmos levar pelo senso individual de justiça. O filme, ainda que com 80 anos, ainda é muito atual e, na minha opinião, essa é sua melhor qualidade que faz merecer estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

A condução da história é muito bem construída, nos deixando atentos e presos ao suspense do início ao fim. O filme é bem dinâmico para a época em que foi produzido.
 
A sequência final, onde Henry Fonda lê a carta de um dos linchados para a esposa é a cereja do bolo para o tema abordado - e justifica a tradução do título em português, que acho muito melhor que o título original.

Mesmo sendo uma produção enxuta, o filme conta com um elenco estrelado e que entrega tudo ainda que com pouco tempo de tela.
 
Quando eu acho que vou ver ais do mesmo dentro do faroeste, me aparecem obras como Consciências Mortas para me mostrar que sempre há algo novo a ser visto.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...