Aconteceu Perto Da Sua Casa

poster filme aconteceu perto da sua casa
título original: C'est arrivé près de chez vous
gênero: Suspense, Comédia
duração: 1h 35 min
ano de lançamento: 1992
estúdio: Les Artiestes Anonymes
direção: Rémy Belvaux, André Bonzel, Benoît Poelvoorde
roteiro: Rémy Belvaux, André Bonzel, Benoît Poelvoorde, Vincent Tavier
fotografia: André Bonzel
direção de arte: David J. Bomba


Ben ganha a vida matando, ao aceitar ser acompanhado por uma equipe de reportagem, o vemos defender seu ponto de vista e ideais.

Aconteceu Perto Da Sua Casa nos apresenta um protagonista extremamente carismático e controverso.
 
A graça do filme está exatamente em como seu discurso seduz não só ao expectador, mas também à equipe de filmagem que acaba de tornando cúmplice de seus atos.

Todas as mortes explícitas e o descarte dos corpos trazem um ar cômico incômodo em todo o decorrer da trama, até que chegamos a uma cena de estupro coletivo que é o estopim divisor do filme. Se você estava incomodado até aqui de achar graça de algumas coisas, a partir deste momento a graça acaba.
 
Essa trajetória da trama acaba por ser uma crítica feroz ao sucesso do jornalismo de tabloide e de como a sociedade, de forma geral, se diverte vendo a "desgraça alheia".

De forma contraditória, também é nesse momento que o filme perde um pouco do ritmo e fica de certa forma arrastado - até chegar a sua conclusão óbvia.

Todo o estilo de falso documentário, câmera na mão, imagem granulada e som direto, traz ainda mai veracidade à produção.

Aconteceu Perto Da Sua Casa ainda está meio nebuloso para mim, sinto que gostei, mas me incomoda de certa forma ter gostado. Talvez seja exatamente essa sensação que faz merecer estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...