Lavoura Arcaica

poster filme lavoura arcaica
título original: Lavoura Arcaica
gênero: Drama
duração: 2h 43 min
ano de lançamento: 2001
estúdio: VideoFilmes
direção: Luiz Fernando Carvalho
roteiro: Luiz Fernando Carvalho, Raduan Nassar
fotografia: Walter Carvalho


André, devido as regras rígidas do pai e sua paixão pela irmã Ana, decide sair de casa. Seu irmão Pedro vai buscá-lo a pedido de sua mãe, mas isso abalará as estruturas da família.

Lavoura Arcaica me surpreendeu de várias maneiras. Era um filme que vinha me preparando psicologicamente para assistir devido a sua duração. Ele começar com uma sequência de uns 5 minutos do protagonista se masturbando, me fez de cara ficar com um pé atrás - até porque é uma cena completamente descolada do resto do filme e dispensável, inclusive acredito ser meu único ponto de crítica.

Mas logo depois o filme já começa a mostrar a que veio. Com um tom poético e quase se tornando um monólogo do protagonista, acompanhamos seus desabafos sobre os conflitos e divergências com a forma do pai liderar a família e seus ideais, além dos seus conflitos internos com os sentimentos que nutre pela irmã.
 
Esse cenário pode até parecer monótono, mas a direção é tão bem executada que somos envolvidos pela trama de uma forma quase hipnotizante. Além disso, somos presenteados com uma fotografia e trilha sonora que trazem um tom bucólico a produção que massageia olhos e ouvidos.

Tudo isso é costurado perfeitamente junto a atuações de cair o queixo. Selton Mello carrega o filme as costas de forma geral, mas destaco a sequência onde há uma troca longa entre ele e Raul Cortez - se até esse momento o filme não te fisgou, dessa cena é difícil passar ileso.

Lavoura Arcaica foi uma das melhores surpresas que o cinema nacional já me trouxe, pode não ser um filme fácil mas é uma experiência única.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...