título original: Festen
gênero: Drama
duração: 1h 45 min
ano de lançamento: 1998
estúdio: Nimbus Film Productions
direção: Thomas Vinterberg
roteiro: Thomas Vinterberg, Mogens Rukov
fotografia: Anthony Dod Mantle
O patriarca de uma família reúne toda a família para comemorar seus 60 anos em seu hotel luxuoso. Mas o discurso de um de seus filhos fará grandes revelações.
Festa De Família faz parte do manifesto cinematográfico Dogma 95, encabeçado pelos diretores Thomas Vinterberg e Lars Von Trier. Grande parte das regras defendem uma produção mais realista como: o uso apenas de filmagem local, sem acessório ou cenografia, que o som deve ser gravado junto a cena e não montado separadamente e não haver efeitos especiais. Só por ser o filme de estreia do movimento já merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".
Para começar, o que me chama atenção de cara e me agrada muito é como o manifesto coube bem a esse enredo, trazendo a sensação de que estamos assistindo a uma filmagem caseira, feita por algum parente, da festa em família.
A simplicidade da imagem e sua edição com cortes crus ajuda a nos fazer prestar atenção no que há de mais importante neste filme: o psicodrama que se desenvolve conforme os segredos da família são revelados e explodem em reações agressivas.
Durante todo o filme acompanhamos uma família que tenta passar uma aparência de família exemplar, mas que o fundo é uma panela de pressão prestes a explodir.
gênero: Drama
duração: 1h 45 min
ano de lançamento: 1998
estúdio: Nimbus Film Productions
direção: Thomas Vinterberg
roteiro: Thomas Vinterberg, Mogens Rukov
fotografia: Anthony Dod Mantle
O patriarca de uma família reúne toda a família para comemorar seus 60 anos em seu hotel luxuoso. Mas o discurso de um de seus filhos fará grandes revelações.
Festa De Família faz parte do manifesto cinematográfico Dogma 95, encabeçado pelos diretores Thomas Vinterberg e Lars Von Trier. Grande parte das regras defendem uma produção mais realista como: o uso apenas de filmagem local, sem acessório ou cenografia, que o som deve ser gravado junto a cena e não montado separadamente e não haver efeitos especiais. Só por ser o filme de estreia do movimento já merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".
Para começar, o que me chama atenção de cara e me agrada muito é como o manifesto coube bem a esse enredo, trazendo a sensação de que estamos assistindo a uma filmagem caseira, feita por algum parente, da festa em família.
A simplicidade da imagem e sua edição com cortes crus ajuda a nos fazer prestar atenção no que há de mais importante neste filme: o psicodrama que se desenvolve conforme os segredos da família são revelados e explodem em reações agressivas.
Durante todo o filme acompanhamos uma família que tenta passar uma aparência de família exemplar, mas que o fundo é uma panela de pressão prestes a explodir.
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