Daunbailó

poster filme daunbailó
título original: Down by Law
gênero: Comédia, Aventura
duração: 1h 47 min
ano de lançamento: 1986
estúdio: Island Pictures
direção: Jim Jarmusch
roteiro: Jim Jarmusch
fotografia: Robby Müller
direção de arte: Janet Densmore


Um cafetão e um DJ caem em armadilhas e acabam presos injustamente. Eles dividem a cela com um turista italiano que descobre um jeito para eles fugirem.

Muitas pessoas acham esquisita a tradução de Down by Law para Daunbailó, mas esse "aportuguesamento" do título faz todo o sentido com como o personagem italiano fala o inglês durante o filme.

Inclusive essa é uma das linhas que guia a comédia do filme. Inclusive acho que classificar esse filme como comédia é um pouco forte. O único elemento que dá esse tom ao filme é Roberto Benigni, as que fica meio a ver navios junto aos outros dois personagens.

Sim, o conflito de perfis deveria ser a guia do humor, mas eles parecem um pouco desalinhados entre si e, principalmente John Lurie está sempre com cara de insatisfação em estar fazendo o filme (isso em qualquer de seus filmes).

Ainda assim, não sei como, Daunbailó conseguiu prender minha atenção. Mesmo sendo um filme bem lento e silencioso, todas as situações desconexas de seu enredo acabam prendendo a atenção. Além disso a fotografia é um deleite aos olhos.
 
Pode não ser uma experiência fácil ou agradável, para quem esperava dar risada, afinal Jim Jarmusch é referência no cinema não comercial e alternativo estadunidense, mas merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

E, sou só eu, ou tem algo aqui que parece ter sido inspiração para "E aí, meu irmão, cadê você?"?.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...