Besouro

título original: Besouro
gênero: Ação, Fantasia
duração: 1h 34min
ano de lançamento: 2009
estúdio: Globo Filmes
direção: João Daniel Tikhomiroff
roteiro: João Daniel Tikhomiroff, Bráulio Tavares, Patrícia Andrade
fotografia: Enrique Chediak
direção de arte: Claudio Amaral Peixoto


Besouro foi o maior capoeirista de todos os tempos, que viveu no recôncavo baiano em uma época em que a capoeira era criminalizada no país.
 
Neste filme, ainda que de certa forma biográfico, sua história é contada de um ponto de vista mais mítico - conduzida a partir das lendas que se criaram em volta de Besouro: como a de que seu corpo era fechado e que em embates com muitos inimigos ele se transformava em besouro e saía voando.

De pano de fundo temos uma representação das religiões de matriz africana e seus orixás , o que é muito bem integrado ao enredo principal e tem uma representação gráfica muito bonita.

Arrisco dizer que as cenas de luta fogem de tudo que já vi no cinema nacional. Sim, para quem está acostumado a ver filmes de ação chineses poderá ver muitas semelhanças com os filmes de kung fu. E é uma boa referência estética para se usar na representação da potência da capoeira.
 
O único ponto contra é a construção do roteiro, o enredo acaba tendo uma condução um pouco confusa e mal amarrada - talvez impacto de um baixo orçamento que fez com que o filme fosse obrigado a ter uma duração menor.

Mesmo assim, vale a pena assistir ao talvez não tão conhecido super herói brasileiro Besouro.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...