Cotton Club

poster filme cotton club
título original: Cotton Club
gênero: Policial
duração: 02h 09min
ano de lançamento: 1984
estúdio: Orion Pictures
direção: Francis Ford Coppola
roteiro: Francis Ford Coppola, William Kennedy, Mario Puzo, Jim Haskins
fotografia: Stephen Goldblatt
direção de arte: Richard Sylbert


Dixie, um músico, salva a vida do gângster Dutch, e por isso começa a trabalhar para ele e circular pelo Cotton Club, clube onde artistas negros se apresentam para uma platéia unicamente branca.Lá ele conhece Vera, amante de Dutch, e logo se apaixonam e passam a manter uma relação em segredo.

O início de Cotton Club é empolgante: guerra de gangues, muito jazz e números musicais e toda uma inspiração óbvia nos films noirs.

Porém o roteiro parece se perder no próprio enredo. Levando em paralelo a história principal e a história de um sapateador que se apaixona por uma dançarina, as duas tramas parecem se cruzar mas não se encontrar de verdade.

A falta de uma condução clara faz com que o filme fique confuso e raso ao trazer várias frentes e não se aprofundar em nenhuma delas: é sobre o clube de jazz, é sobre os gângsters, é sobre uma história de amor ou é sobre os conflitos que os negros enfrentavam na sociedade naquela época?

Tudo isso acaba culminando em personagens um tanto quanto caricatos - inclusive, acho que é uma das atuações mais fracas de Richard Gere. À parte, talvez ele e Diane Lane sejam um dos pares que mais fez casais românticos no cinema.

Por outro lado, a estética é muito bem trabalhada, tanto na fotografia quanto na direção de arte e figurino, e a trilha sonora é uma delícia de ouvir.

Cotton Club promete muito e não entrega tudo isso, acabou sendo uma experiência um tanto frustrante.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...