A Canção Da Vitória

poster filme a canção da vitória
título original: Yankee Doodle Dandy
gênero: Musical, Biografia
duração: 02h 06 min
ano de lançamento: 1942
estúdio: Warner Bros.
direção: Michael Curtiz
roteiro: Robert Buckner, Edmund Joseph, Julius J. Epstein, Philip G. Epstein
fotografia: James Wong Howe


Em A Canção Da Vitória acompanhamos a trajetória que levou George M. Cohan a se tornar um dos maiores dentro da Broadway como produtor musical, cantor, dançarino e compositor.

Acompanhamos nesta biografia musical seus mais de 50 anos na área, o que vai se misturando muito a história do próprio país.
E acredito que aqui começa o meu maior incômodo com este filme: por Cohan ter sido muito patriota, a maioria de suas produções enalteciam os EUA e e exaltavam as instituições do país.
 
Ao colocarmos isso junto a uma narrativa que vai contando a história do país - inclusive passando pela 1ª e 2ª Guerra Mundial - temos praticamente uma propaganda ultranacionalista.
 
Se levarmos em conta que o filme foi lançado no meio da 2ª GM, é entendível o quanto esse filme e a existência da obra de Cohan deve ter sido importante para o povo norteamericano àquela época. Talvez isso seja maior argumento para estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".

Mas esse enredo é cansativo, as sequências musicais não impressionam e o protagonista arrogante, o que acaba tornando A Canção Da Vitória um filme que não é fácil de engolir nos dias atuais.

Mesmo não concordando com a propaganda nacionalista e com a blackface que rola, a última cena consegue mexer com as emoções. 


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...