Os Esquecidos

poster filme os esquecidos
título original: Los olvidados
gênero: Drama
duração: 01h 25min
ano de lançamento: 1950
estúdio: Ultramar Films
direção: Luis Buñuel
roteiro: Luis Buñuel, Max Aub, Luis Alcoriza, Juan Larrea, Pedro de Urdimalas
fotografia: Gabriel Figueroa
direção de arte: Edward Fitzgerald


Periferia da cidade do México, um grupo de garotos passa seus dias nas ruas cometendo pequenos delitos. Quando seu líder, Jaibo, foge da cadeia, acaba por começar a praticar crimes mais sérios, levando um dos meninos, Pedro, a cruzar a linha da moralidade.

Luis Buñuel é notoriamente reconhecido pelo seu trabalho dentro do movimento surrealista, então é fora do comum o ver dirigindo algo como Os Esquecidos, que flerta muito com o realismo ao trabalhar em seu roteiro questões sociais.

Porém, o diretor também era um crítico do movimento neo-realista italiano e esses dois pontos são cruciais para entender a forma como ele conduz essa produção.

O roteiro é cru, dolorido e não traz nenhuma mensagem de solução ao problema apresentado. Ainda assim, foge do realismo ao intercalar cenas de sonhos dos personagens que projetam suas culpas e medos - que beiram o poético.

Além disso, fica claro que um dois intuitos de Os Esquecidos é provocar de forma agressiva o espectador com cenas chocantes mas fugindo do realismo ao, por exemplo, colocar Pedro arremessando um ovo na câmera.

Os Esquecidos não foi bem recebido no México por ter um diretor espanhol retratando as mazelas da sua sociedade, mas por tudo que representa merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...