Medo e Delírio

poster filme medo e delírio
título original: Fear and Loathing in Las Vegas
gênero: Policial, Comédia, Drama
duração: 01h 58min
ano de lançamento: 1998
estúdio: Universal Pictures
direção: Terry Gilliam
roteiro: Terry Gilliam, Hunter S. Thompson, Tony Grisoni, Tod Davies, Alex Cox
fotografia: Nicola Pecorini
direção de arte: Alex McDowell


Enviado para Las Vegas para cobrir uma corrida de motos no deserto, um jornalista e seu advogado entram em uma viagem, pela região e pelas drogas.

Medo e Delírio e poderia ser considerado um road movie ou, melhor, um trip movie, já que não se trata de um filme de viagem apenas no sentido literal - na verdade ele é bem mais metafórico.

Enredo em si o filme não tem muito, apenas acompanhamos os protagonistas perambulando drogados, cruzando caminho de outras pessoas e se envolvendo em situações complicadas. 

Mesmo assim, o roteiro consegue questionar o sonho americano, como buscá-lo pode ter levado vários norteamericanos ao precipício e também como os movimentos em alta na época, que buscavam a liberdade, podem ter aprisionado parte dos seus seguidores a situações de vida degradantes.
 
Mas o que chama mais atenção são as atuações que Johnny Depp e Benicio Del Toro entregam, os dois parecem estar sob efeitos de psicotrópicos durante todo o filme.

Além disso, a direção e a fotografia do filme ajudam muito a nos fazer embarcar na viagem dos protagonistas junto a eles. As cores e efeitos de câmera em muitos momentos, inclusive, pode nos deixar com o estômago um pouco embrulhado.

Por Medo e Delírio fazer parte do movimento de contracultura, ao ler sua sinopse achei que seria um filme um pouco intragável, mas ele surpreende e consegue prender a atenção e nos envolver, ainda que de uma forma grotesca.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...