A Marcha Dos Pinguins

poster filme a marcha dos pinguins
título original: La marche de l'empereur
gênero: Documentário
duração: 01h 20min
ano de lançamento: 2005
estúdio: National Geographic Films
direção: Luc Jacquet
roteiro: Luc Jacquet, Michel Fessler, Jordan Roberts
fotografia: Laurent Chalet, Jérôme Maison


Durante o inverno na Antártica milhares de pinguins sobem para a terra e marcham para o terreno tradicional de reprodução da espécie. Acompanhamos então toda a trajetória e aventura da procriação dos pinguins.

Em A Marcha Dos Pinguins vemos o grupo de pinguins marchar durante quase 20 dias para chegar a seu terreno de reprodução, encontrar seu par ideal e reproduzir. Vemos as fêmeas retornarem ao mar deixando os machos responsável por chocar os ovos e criar os filhotes até que elas retornem.

Dito assim, pode parecer um documentário tedioso sobre a natureza, mas a narração - que dá voz aos pensamentos das fêmeas, machos e filhotes - consegue construir uma história sem deixar o tema tedioso ou piegas. Inclusive, pode levar um tempo, mas reconhecer Patricia Pillar e Antônio Fagundes na dublagem nacional é reconfortante.

Ainda que em muitos momentos A Marcha Dos Pinguins se aproxime de "Happy Feet: O Pinguim" por causa da fofura dos protagonistas, em vários momentos somos lembrados da dureza real da natureza. Vida e morte andam juntas durante todo o documentário, o que nos leva a enfrentar algumas cenas que talvez preferíssemos não ver.

Pode ser lúdico, poético, mas acima de tudo é real.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...