Argentina, 1985

poster filme argentina 1985
título original: Argentina, 1985
gênero: Biografia, Drama
duração: 02h 20min
ano de lançamento: 2022
estúdio: La Unión de los Ríos, Amazon Prime Video
direção: Santiago Mitre
roteiro: Santiago Mitre, Mariano Llinás, Martín Mauregui
fotografia: Javier Julia


Argentina, 1985. Um grupo de advogados encara o desafio de levar a julgamento os militares envolvidos com a ditadura que assolou o país por 7 anos.

Assim como o cinema brasileiro, o argentino aborda bastante os cenários que envolvem o período histórico da ditadura militar.

Quando esse filme foi lançado houve bastante burburinho entorno dele, com razão. Ainda que sendo um tema recorrente, souberam trazer uma leitura com um ponto de vista um pouco diferente.

O comum é vermos a história do ponto de vista dos que foram perseguidos, em Argentina, 1985 vemos a história tendo como protagonistas pessoas da classe média que não foram atuantes durante o período de ditadura, não tiveram suas vidas tão impactadas, mas ainda assim tiveram suas trajetórias de vida alteradas por esse momento do país.

Talvez por conta disso, ainda que tendo momentos bem fortes e dramáticos, o roteiro consegue ter um fluxo até que leve, com momentos inclusive de humor.

Como é padrão, temos Ricardo Darín protagonizando um filme argentino nível exportação - mas é difícil ser contra ele ser um rosto carimbado no cinema argentino, ele é um grande ator e nunca decepciona.

Para alguns Argentina, 1985 pode chover no molhado, mas mesmo assim é impossível passar ileso ao discurso final.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...