RRR: Revolta, Rebelião, Revolução

poster filme RRR
título original: RRR (Rise Roar Revolt)
gênero: Ação, Aventura
duração: 03h 07min
ano de lançamento: 2022
estúdio: DVV Entertainment
direção: S.S. Rajamouli
roteiro: S.S. Rajamouli, Vijayendra Prasad, Sai Madhav Burra
fotografia: KK Senthil Kumar
direção de arte: Sabu Cyril


1920, a Índia ainda é uma colônia inglesa. Porém, dois revolucionários lendários começarão a agir em busca da liberdade de seu país.

O cinema indiano é muito conhecido pela indústria de Bollywood, porém, se você assistir a um filme indiano muito longo de ação provavelmente é uma produção de Tollywood - o que é o caso de RRR: Revolta, Rebelião, Revolução.

Para quem nunca assistiu, podem parecer filmes exagerados e com efeitos especiais duvidosos. Para quem já tem o costume, isso se torna apenas características que, inclusive, ajudam a deixar o filme mais divertido.

O diferencial neste filme é seu roteiro - baseado em parte da história do país, ainda que com protagonistas que quase parecem super humanos, a narrativa da independência da Índia se torna muito interessante.

Para nós, ocidentais, que crescemos vendo produções de Hollywood é muito rico poder ver essa história sendo contada do ponto de vista do oprimido, e não do opressor - que sempre se colocou como mais benevolente do que realmente foi. Inclusive, os ingleses são colocados como vilões da pior estirpe, quase sádicos.

Voltando aos protagonistas, é curioso perceber a escolha de narrativa que fizeram para a construção da amizade deles - quase a mesma que costuma-se usar para a construção de casais românticos. E as reviravoltas dentro do choque das histórias individuais prendem muito a atenção.

RRR: Revolta, Rebelião, Revolução tem lutas espetaculares, efeitos especiais grandiosos e exagerados, e, claro, o final com uma dança homenageando grandes nomes da história do país. Arrisco dizer que é a melhor produção indiana que já vi até o momento.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...