Filhos Do Silêncio

poster filme filhos do silêncio
título original: Children of a Lesser God
gênero: Drama
duração: 01h 59 min
ano de lançamento: 1986
estúdio: Paramount Pictures
direção: Randa Haines
roteiro: Mark Medoff, Hesper Anderson, James Carrington
fotografia: John Seale
direção de arte: Gene Callahan

John Leeds é um professor idealista que ingressa em uma escola para surdos. Ao conhecer a ex aluna Sarah ele a vê como um desafio a sua didática. Porém, aos poucos, a relação entre os outros passa a se transformar em um romance.

Filhos Do Silêncio nos presenteia com atuações potentes de William Hurt e Marlee Matlin, inclusive deu a ela o primeiro Oscar da história a uma protagonista surda. Sua atuação é tão incrível que praticamente conseguimos entender o que ela está dizendo através dos sinais, quase não precisando da tradução.

O problema do filme fica em seu roteiro que talvez seja um pouco problemático nos dias atuais. O que na época poderia ser visto apenas como um protagonista sedutor, hoje conseguimos ver um pouco mais como realmente um relacionamento abusivo.

O enredo tenta mesmo nos levar a enxergar o mundo do ponto de vista do silêncio, assim como a protagonista. Porém, o personagem de Hurt parece querer silenciá-la de outras formas, querer controlá-la e moldá-la conforme seus interesses - e isso acaba sendo romantizado pela história.

O final de Filhos Do Silêncio pode ser um pouco amargo vendo hoje em dia e, ainda que Marlee entregue uma ótima atuação, não sei se merece estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...