A Morte e Vida de Marsha P. Johnson

título original: The Death and Life of Marsha P. Johnson
gênero: Documentário
duração: 01h 45 min
ano de lançamento: 2017
estúdio: Public Square Films, Netflix
direção: David France
roteiro:David France, Mark Blane
fotografia: Tom Bergmann, Adam Uhl

Marsha P. Johnson, travesti que foi peça chave na rebelião de Stonewall e nos primórdios do movimento LGBT em Nova York, morreu de forma misteriosa. Na época, foi dado como suicídio, porém aqueles que a conheciam acreditam que ela foi assassinada.

Em A Morte e Vida de Marsha P. Johnson acompanhamos a reabertura do seu caso e a investigação feita por um grupo anti violência, que busca mais informações sobre o ocorrido.

Mas o filme não se resume apenas a isso, o que mais vemos é seu legado, junto a Sylvia Rivera, sendo contado e enaltecido.

Eu confesso que não conhecia a história das duas até me deparar com esse documentário, seu registro histórico é muito importante para compreendermos parte da história atual dos movimentos LGBTQIA+.

Toda a condução da história prende nossa atenção e nos faz querer cada vez saber mais sobre essas duas figuras icônicas.

Porém, um ponto que me incomodou é que algumas entrevistas da parte investigativa pareceram montadas e com falas pré combinadas e decoradas, isso prejudica um pouco a veracidade do está sendo narrado, talvez em busca de uma maior dramatização das questões abordadas.

A Morte e Vida de Marsha P. Johnson está na Netflix, é fácil de achar para ver e um bom tapa na cara pra quem vive em tempos atuais tão ou mais sombrios que à época em que ela foi morta.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...