Medida Provisória

poster filme medida provisória
título original: Medida Provisória
gênero: Drama, Suspense
duração: 01h 43min
ano de lançamento: 2020
estúdio: Lereby Productions
direção: Lázaro Ramos
roteiro: Lázaro Ramos, Aldri Anunciação, Elísio Lopes Jr., Lusa Silvestre
fotografia: Adrian Teijido


Brasil, um futuro não muito distante. O governo decreta uma medida provisória que obriga a todos os cidadãos de melanina acentuada a migrarem para a África, como forma de reparação ao passado escravocrata. O casal Capitu e Antônio, junto ao primo André, vêem suas vidas transformadas e seus destinos transtornados pelo decreto.

Medida Provisória é o filme de estreia de Lázaro Ramos como diretor que tem como inspiração a peça "Namíbia, não!".

O que era para ser um futuro distópico do país acabou se tornando algo não muito longe do nosso cenário atual por causa da pandemia e do tempo de espera para seu lançamento que isso provocou.
Sem citar diretamente nomes ou governos, infelizmente, vemos aqui retratado muitas posturas atuais em nosso país: o racismo, o conservadorismo e o fundamentalismo, para citar só alguns.

Ao contrário do que vemos na maioria das vezes em filmes que abordam racismo, que colocam os protagonistas em um lugar de violência ou sofrimento desde o princípio, aqui temos uma construção diferenciada e mais interessante.

O enredo começa com um certo tom de comédia, acompanhamos os protagonistas em suas rotinas, nos divertimos com eles, nos sentimos como parte da família - tudo pensado para construir profundamente o sentimento de pertencimento e empatia.

Daí em diante o que vemos é o crescimento progressivo do suspense, medo e choque com os acontecimentos e como cada um dos personagens lida com tudo aquilo. Capitú, Taís Araújo, vive em um meio branco e tenta não se envolver, Antônio, Alfred Enoch, luta contra os acontecimentos de forma mais apaziguadora enquanto André, Seu Jorge, segue um caminho mais de enfrentamento.
 
Em meio a tudo isso vemos os brancos divididos entre os que apoiam a medida e os que são aliados dos negros, mas que não agem tanto assim para mudar o cenário. Como é bom ver uma produção que nos tira da nossa zona de conforto.

Ainda que a distopia de Medida Provisória seja desesperadora, o filme consegue ainda assim enaltecer toda a cultura negra brasileira. Não só por seu elenco incrível, mas por ter sua trilha sonora composta por músicos negros, pelas figuras ilustres que fazem pontas ou são reverenciadas em algumas cenas.

Para começar rindo e terminar chorando, Medida Provisória nos traz um futuro ficcional que nos faz pensar sobre o nosso presente. Como complemento, recomendo muito assistir a entrevista de Lázaro ao Roda Viva após assistir ao filme.

Termino com uma frase de André:
"Como é que a gente não viu isso? Como é que a gente deixou chegar a esse ponto? Como é que a gente riu disso?"



CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...