Marty

poster filme marty
título original: Marty
gênero: Romance
duração: 01h 30min
ano de lançamento: 1955
estúdio: Hecht-Lancaster Productions
direção: Delbert Mann
roteiro: Paddy Chayefsky
fotografia: Joseph LaShelle


Marty é um açougueiro solteiro de 34 anos que vive sendo cobrado por todos sobre casamento, mas ele sente que nenhuma mulher se interessa por ele. Certa noite, em um baile, ele conhece Clara, uma professora que se sente tão rejeitada quanto ele. Eles sentem uma conexão como nunca antes, mas ao mesmo tempo ficam inseguros, o que pode prejudicar a relação.

Levando em questão que o filme ainda é produto do pós guerra, a busca do protagonista por uma vida doméstica tranquila pode ser vista como uma análise de seu tempo.

Mas esse não é o ponto principal do roteiro. O foco está principalmente em protagonistas que fogem dos moldes dos galãs da época, tanto esteticamente quanto em comportamento.

É muito bonito, e fácil de se identificar, com as questões da solidão que Marty e Clara vivenciam. A busca pelo amor de dois solitários considerados feios pela sociedade, e seu direito a felicidade, ainda que possa parecer um enredo simples, traz pontos muito profundos e bonitos de assistir.

Apesar disso, Marty é um filme leve e envolvente. E também ainda temos o prazer de ver Ernest Borgnine em um papel que foge um pouco de seu padrão de personagens durões. Uma agradável surpresa dos "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...