1900

poster filme 1900
título original: Novecento
gênero: Guerra, Drama
duração: 05h 17 min
ano de lançamento: 1976
estúdio: Produzioni Europee Associate (PEA)
direção: Bernardo Bertolucci
roteiro: Bernardo Bertolucci, Giuseppe Bertolucci, Franco Arcalli
fotografia: Vittorio Storaro
direção de arte: Maria Paola Maino, Gianni Quaranta


1900, Itália. Acompanhamos durante 45 anos a vida de dois homens: um filho de um camponês, outro filho de um fazendeiro. Neste período vemos, paralelamente, o crescimento do fascismo e do comunismo.

Eu precisei dividir o filme em duas sessões para dar conta - por sua duração e porque não é um filme fácil. Mas nem todo filme precisa ser divertido para ser bom.

Dentro de um microcosmo de uma aldeia, todo o surgimento do fascismo e comunismo é muito bem demonstrado. E não apenas os pontos dentro dos movimentos, mas também o retrato da neutralidade conveniente a burguesia.

Junte ao discurso potente uma fotografia bucólica e uma trilha sonora impecável de Ennio Morricone e alcançamos o status de obra de arte.

Destaco também as atuações de Robert De Niro, Gerard Depardieu e Donald Sutherland que ajudam a prender nossa atenção em um filme com uma duração tão longa.

Levando em conta a época em que foi produzido e por ser dirigido por Bernardo Bertolucci, temos algumas cenas polêmicas que provavelmente não seriam aceitas nos dias atuais, ou mesmo levadas em consideração para serem produzidas.

Ainda assim, 1900 é um filme relevante, poético e que soube abordar um período histórico, longo, de uma forma não tradicional mas ainda assim passando a mensagem perfeitamente. É lógico que está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...