Um Certo Capitão Lockhart

poster filme um certo capitão lockhart
título original: The Man from Laramie
gênero: Faroeste
duração: 01h 43 min
ano de lançamento: 1955
estúdio: William Goetz Productions
direção: Anthony Mann
roteiro: Philip Yordan, Frank Burt, Thomas T. Flynn
fotografia: Charles Lang

Will Lockhart, um ex capitão do exército que trabalha com entregas de suprimentos, chega a uma região onde pretende investigar quem vendeu armas aos apaches, o que resultou na morte de seu irmão em uma emboscada. Porém, isso o colocará no meio de uma disputa familiar.
 
Um Certo Capitão Lockhart se diferencia dos faroestes ao se aproximar dos film noir no estilo de construir o mistério da trama.
 
É interessante como, para um filme do gênero, há bem poucas cenas de tiroteio e o protagonista não mata ninguém - ainda que leve a culpa de todos os assassinatos do filme.

Os personagens são profundos dentro de suas dualidades, ainda que em alguns pontos caiam no lugar comum de vilões e mocinhos de faroeste. James Stewart parece nascido para interpretar o gênero, já perdi as contas de quantos filmes desse tipo o vi.

As paisagens inóspitas e áridas colaboram com a construção do roteiro duro e de seus personagens sem traquejo social.

Ainda que Um Certo Capitão Lockhart consiga ser diferenciar um pouco dentro do seu estilo e prenda bem a atenção com seu suspense, é mais um dos vários filmes faroestes presentes entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...