Pequeno Grande Homem

poster filme pequeno grande homem
título original: Little Big Man
gênero: Faroeste
duração: 02h 19 min
ano de lançamento: 1970
estúdio:Cinema Center Films
direção: Arthur Penn
roteiro: Thomas Berger, Calder Willingham
fotografia: Harry Stradling Jr.
direção de arte: Dean Tavoularis


Em Pequeno Grande Homem acompanhamos a vida de Jack Crabb, sendo narrada pelo próprio já centenário, desde criança quando foi raptado e criado por nativos americanos, passando por seu retorno a civilização e se tornando pistoleiro, até sua participação na batalha de Little Bighorn.

Talvez tenhamos aqui um dos roteiros de faroeste mais fora da curva padrão. Para quem já viu muitos filmes desse gênero, sabe bem como os indígenas são retratados como os vilões.
 
Neste filme temos talvez o retrato mais próximo da realidade da época: o genocídio dos povos nativos pelos brancos. Inclusive, tendo em vista a época em que foi produzido, podemos considerar que algumas cenas de massacres fazem referência a campanha dos EUA no Vietnã.

O que talvez me incomode um pouco é o estilo de humor que o filme constrói. Ainda que aborde os temas acima, de forma geral, o enredo é leve e divertido - o que me deixou bem incomodada em rir de certos momentos que em outro cenário seriam dramáticos.

Podemos dizer que o protagonista é quase um cruzamento entre "Macunaíma" e "Forrest Gump". Acompanhamos sua trajetória e as situações absurdas que vive deixando que o absurdo nos guie.

Mesmo que traga todo esse desenrolar curioso, suas mais de 2 horas de duração deixam o filme um pouco cansativo. Mas por ser um contraponto a todos os outros faroestes que estão nos "1001 filmes para ver antes de morrer", acho válido a presença de Pequeno Grande Homem na lista.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...