Paradise Now

poster filme paradise now
título original: Paradise Now
gênero: Guerra, Drama
duração: 01h 31 min
ano de lançamento: 2005
estúdio: Augustus Film
direção: Hany Abu-Assad
roteiro: Hany Abu-Assad, Bero Beyer, Pierre Hodgson
fotografia: Antoine Héberlé
direção de arte: Olivier Meidinger

Dois amigos palestinos são recrutados para um atentado suicida em Tel Aviv. Ao serem levados para a fronteira a missão não sai como esperado e eles acabam se separando. Sozinhos, e com bombas presas ao corpo, eles terão de enfrentar seus destinos.

Em Paradise Now o diretor e roteirista Hany Abu-Assad consegue um feito: tratar o conflito entre israelitas e palestinos de forma praticamente neutra.

Vemos a lavagem cerebral pela qual os protagonistas passam ao mesmo tempo que esses são humanizados e entendemos que seus motivos para esse ato foi muito além de questões políticas ou religiosas - nós os vemos questionando pelo quê vale viver e morrer.

Ali Suliman e Kais Nashif estão perfeitos nos papéis principais. Vemos seus conflitos internos passando por seus olhos, sem precisar de uma única palavra. Lubna Azabal aparece pouco, mas traz um contraponto racional e pacifista a toda a tormenta.

O silêncio quase constante unido ao cenário árido ajuda a construir o ambiente estéril perfeito para o suspense que ronda a história.

Paradise Now, ainda que imparcial, pode te ajudar a pensar sobre o conflito Israel-Palestina de forma tocante e artística. Além disso, também está entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Assistam.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...