O Terceiro Homem

poster filme o terceiro homem
título original: The Third Man
gênero: Suspense
duração: 01h 44 min
ano de lançamento: 1949
estúdio: London Film Productions
direção: Carol Reed
roteiro: Carol Reed, Graham Greene, Orson Welles, Alexander Korda
fotografia: Robert Krasker

Um escritor americano vai a Viena com a promessa de emprego de um amigo. Ao chegar descobre que seu amigo morreu sob circunstâncias suspeitas. Ao perceber algumas inconsistências na história, ele passa a investigar o caso.

A história de O Terceiro Homem é envolvente e consegue surpreender, ainda que seja um filme bem antigo. Todo o mistério sobre a investigação nos conduz de forma hipnótica até o auge do filme.

A produção soube muito bem usar a locação para construir o cenário pós guerra ideal para o enredo. O estilo de film noir valoriza ainda mais os cenários, com uma fotografia e um trabalho de luz e sombra impressionante - várias cenas são dignas de serem emolduradas.

A trilha sonora destoa um pouco do cenário misterioso, com um ritmo que parece se encaixar mais com filmes leves, mas que ainda assim deixam o clima das cenas interessante.

Ainda que Joseph Cotten seja o protagonista, e entregue uma ótima atuação, Orson Welles rouba a cena nos poucos minutos de filme em que aparece (sua revelação em meio a penumbra chega a ser deliciosa de assistir de tão bonita).

Sem sombra de dúvidas O Terceiro Homem é um filme atemporal e merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...