No Ritmo Do Coração

poster filme no ritmo do coração
título original: CODA
gênero: Drama, Comédia
duração: 01h 51 min
ano de lançamento: 2021
estúdio: Vendome Pictures, Pathé Films
direção: Sian Heder
roteiro: Sian Heder, Victoria Bedos, Stanislas Carré de Malberg, Éric Lartigau, Thomas Bidegain
fotografia: Paula Huidobro
direção de arte: Diane Lederman

Ruby, a filha mais nova de uma família de surdos e a única com audição, ajuda seu pai e irmão com o trabalho na pescaria servindo como tradutora deles. Na escola ela entra para o coral, onde o professor vê nela um grande potencial. Porém, para seguir uma carreira na música ela precisará escolher entre a família e seu sonho.

Li em alguns lugares que No Ritmo Do Coração era inspirado em "Família Bélier", na verdade é uma refilmagem mesmo. Chega a ter até mesmo alguns diálogos idênticos.

Momento desabafo: me incomoda como existem filmes ótimos de outras nacionalidades mas que suas histórias só ganham fama quando os EUA refilmam, não necessariamente levando as pessoas a conhecerem o original. E como eu assisti, é difícil não fazer comparações.

Essa produção trouxe a história com uma leitura mais melodramática. Os dois filmes mostram as dificuldades que a família enfrenta em sociedade, mas aqui os vemos sendo praticamente rejeitados e excluídos, motivo de chacota pela cidade. Ainda que isso talvez tenha sido feito com intuito de reforçar os dramas familiares e as barreiras que a protagonista enfrenta, achei desnecessário para um enredo "filme família".

Entretanto, um ponto a favor de No Ritmo Do Coração é a escalação de um elenco composto por atores realmente surdos, o que traz mais veracidade e fidedignidade a história.

Ainda assim, o desenvolver do filme é lento e arrastado e boa parte dos personagens secundários não tem carisma ou acrescentam algo significativo ao desenvolver da trama.

Por fim, o auge do filme, a cena da audição, fica muito aquém do esperado. A música utilizada em "Família Bélier" resume todo o sentimento construído durante o desenvolver do filme, enquanto a que vemos aqui é só uma música sobre amor.

Acho incrível a indicação que No Ritmo Do Coração recebeu pela atuação de Troy Kotsur - principalmente por sua representatividade. Todas as outras me parecem estar lá para preencher tabela.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...