Eduardo E Mônica

poster filme eduardo e mônica
título original: Eduardo e Mônica
gênero: Comédia Romântica
duração: 01h 54 min
ano de lançamento: 2020
estúdio: Globo Films
direção: René Sampaio
roteiro: Gabriel Bortolini, Jessica Candal, Michele Frantz, Claudia Souto, Matheus Souza
fotografia: Gustavo Hadba

Eduardo e Mônica é uma adaptação para os cinemas da famosa música da banda Legião Urbana sobre um casal que se apaixona apesar de serem tão diferentes.

Na adolescência eu era muito fã da banda, ainda tenho todos os álbuns até hoje. Quando soube que iriam adaptar essa música para os cinemas fiquei um pouco com pé atrás, achava que a letra não tinha material suficiente para dar um roteiro e que possivelmente não ficaria fiel a obra original.

Mas que grata surpresa tive. Sim, existem várias coisas ali que foram incluídas para dar mais corpo a história, situações e personagens que não interferem em nada na história que já conhecemos e que ajudam muito a dar ainda mais profundidade as personalidades de Eduardo e Mônica.

O maior medo que eu tinha é de tentarem segui muito a risca a letra e acabar ficando um filme didático, que nos aponta o tempo todo os trechos da música em que estão. Os roteiristas souberam trabalhar de forma linda o material que tinham em mãos.

Sim, logo na primeira cena vemos Eduardo abrindo os olhos, vendo que horas eram e não querendo levantar - isso dá um acalento no coração. Daí em diante os trechos da música são mostrados mais como easter eggs pelo filme e é uma delícia ficar buscando nos detalhes de cada cena alguma referência que é colocada ali.

Para ajudar ainda temos uma fotografia e direção de arte bem brasileiras, que retratam não só o Brasil dos anos 1980, mas que trazem cores e elementos que representam bem o que somos. E junto ainda temos uma trilha sonora escolhida a dedo, composta apenas com músicas da época, que se encaixam perfeitamente em cada uma das sequências escolhidas.

E no papel de Eduardo e Mônica temos Gabriel Leone e Alice Braga, ambos entregam toda a profundidade que os personagens exigem; mas gostaria de destacar o trabalho de Leone que, apesar dos seus 28 anos, entrega a expressão corporal perfeita de um adolescente. Também destaco Victor Lamoglia que, ainda que não apareça tanto, apresenta o fiel escudeiro que Eduardo precisava.

Por fim, o filme não poderia terminar de forma mais poética. Talvez no trecho em que a música apareça de forma mais literal, mas ainda assim com uma leitura bonita e encaixada de forma natural a história. 

Eduardo e Mônica entrega tudo que uma comédia romântica precisa e ainda com uma cara bem brasileira, afinal, quem irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb






Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...