Orelha

poster filme orelha
título original: Ucho
gênero: Drama
duração: 01h 34 min
ano de lançamento: 1970
estúdio: Filmové studio Barrandov
direção: Karel Kachyna
roteiro: Karel Kachyna, Jan Procházka, Ladislav Winkelhöfer
fotografia: Josef Illík

Ludvik é um funcionário do Partido Comunista de Praga, sua esposa Anne é uma dona de casa alcoólatra. Suas desavenças parecem algo de um casal médio da sociedade, mas escondem na verdade problemas mais profundos.

Orelha, logo no início, parece se tratar apenas de um filme onde iremos acompanhar um casal, que volta de uma festa e encontra sua casa sem luz e telefone, discutindo a relação já desgastada.

Conforme o roteiro caminha, vemos flashbacks de Ludvik que cada vez justificam mais sua paranoia em estar sendo monitorado pelas autoridades comunistas.

Ainda que o filme se passe inteiro dentro da casa, as idas e vindas da paranoia do casal nos conduz junto a eles ao caldeirão de emoções que atravessam.

Inclusive, a atuação Jirina Bohdalová merece destaque, pois ajuda a nos conduzir pelo estado emocional dos personagens.

Orelha não é um filme fácil de assistir, é arrastado e claustrofóbico. Mas essas características são muito importantes para a construção da narrativa.

E a mensagem foi bem passada já que Orelha foi retirado de circulação logo após seu lançamento pelas ocupações soviéticas, só voltando a ser exibido em 1989. Por tudo isso, merece seu lugar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer".


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...