Não Olhe Para Cima

poster filme não olhe para cima
título original: Don't Look Up
gênero: Comédia, Drama
duração: 02h 18 min
ano de lançamento: 2021
estúdio: Hyperobject Industries, Netflix
direção: Adam McKay
roteiro: Adam McKay, David Sirota
fotografia: Linus Sandgren
direção de arte: Clayton Hartley


Dois astrônomos descobrem um gigante meteoro que está em rota de colisão com a Terra. Tendo apenas 6 meses até a data do choque, os dois passam a buscar a atenção do governo dos EUA e da mídia para que algo seja feita e salve o planeta da extinção.

Não Olhe Para Cima, produção disponível na Netflix, ganhou muito destaque nas redes sociais no último mês. Muitos comentários sobre como há mensagens subliminares sobre o estado atual de nossa sociedade.

Minha discordância com parte daí: não há nada subentendido, todo o roteiro é bem claro e explícito sobre a crítica feita a onda negacionista que vem dominando o mundo. E, sim, veremos similaridades com o governo brasileiro, assim como com o governo dos EUA e de vários outros países, pois o extremismo, a fake news e o sensacionalismo está em voga em vários lugares do mundo.

Isso que disse faz o filme ser menos interessante? Não. Sim, a linguagem é simples e a produção comercial. E é dessa forma que a mensagem alcançará um número maior de pessoas. Não é com um filme alternativo e super cult que conseguiremos comunicar os perigos do negacionismo as massas.

Dito isso, é o melhor filme do ano? Não. É impressionante o que conseguiram fazer com um orçamento até que pequeno, levando em conta os efeitos especiais e o elenco super estrelado; a história é envolvente e os personagens tem uma boa profundidade.

Mas o enredo se arrasta em alguns momentos, alcançando mais de 2h de duração sem necessidade (eu cortaria a sequência musical por menos da metade, por exemplo),

Com certeza Não Olhe Para Cima é um retrato, preocupante, da atualidade e que soube usar da comédia ácida para fazer uma crítica contundente e vale ser visto ainda assim.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...