Duna

poster filme duna
título original: Dune
gênero: Ficção Científica
duração: 02h 35 min
ano de lançamento: 2021
estúdio: Warner Bros.
direção: Denis Villeneuve
roteiro: Denis Villeneuve, Jon Spaihts, Eric Roth, Frank Herbert
fotografia: Greig Fraser
direção de arte: Patrice Vermette


Quando o Imperador pede que seu pai fique responsável por Arrakis, Paul Atreidis se muda para o planeta junto de sua família. Envolvido em uma teia política e religiosa, ele precisa se dividir entre os deveres de herdeiro e o treinamento em uma doutrina antiga, onde acredita-se que ele pode ser o Prometido.

Houve muito burburinho sobre Duna quando ele foi lançado. Em 1984 uma versão cinematográfica foi lançada, dirigida por David Lynch - que, tendo assistido a recente, imagino que deve ser uma experiência quase psicodélica.

Não li a obra original, mas, tendo isso em vista, consigo afirmar que o roteiro foi muito bem estruturado e desenvolvido pois consegue te envolver na história, ainda que muitos pontos sejam propositalmente pouco explicados. Terminei de assistir Duna com muita vontade de ler o livro.

A direção de Denis Villeneuve pode ser um pouco arrastada, mas esse elemento ajuda a construir os mistérios que envolvem a história - assim como fez também em "A Chegada". Todo o trabalho de som e trilha sonora potencializam ainda mais isso.

A fotografia e direção de arte constróem uma estética distópica e sedutora, muito agradável de olhar.
O elenco sabe fluir entre a ação e o suspense da melhor forma possível, cheio de nomes estrelados mais antigos e recentes, com certeza a trabalha de escolha de elenco soube atrair vários públicos.

Tenho questões sobre a duração do filme, acredito que Duna poderia ser um pouco mais enxuto. Ainda assim, suas mais de 2h30 passam até que bem - mesmo deixando o final em aberto para uma continuação.
 
Com certeza foi uma interessante surpresa, achei o filme de forma geral muito bom, só não o classifiquei como ótimo pois sinto que tem algo que poderia ter me conquistado mais e ainda está por vir. 


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha Técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...